terça-feira, 9 de março de 2010

Eu só queria saber...

Recebi hoje este mail alegando tratar-se de uma história verídica. Parece-me
óbvio que é uma anedota, mas como qualquer anedota que se preze, e que queira ter algum efeito, necessita de uma boa dose de realidade.

"- Bom dia, é da recepção? Eu gostaria de falar com alguém que me desse informações sobre um doente internado. Queria saber se a pessoa está melhor ou se piorou...

- Qual é o nome do doente?

- Chama-se Celso e está no quarto 302.

- Um momentinho, vou transferir a chamada para o sector de enfermagem...

- Bom dia, sou a enfermeira Lourdes... O que deseja?

- Gostaria de saber a condição clínica do doente Celso do quarto 302, por favor!

- Um minuto, vou localizar o médico de plantão.

- Aqui é o Dr. Carlos. Em que posso ajudar?

- Olá, doutor. Precisava que alguém me informasse sobre a saúde do Celso que está internado há três semanas no quarto 302.

- Só um momento que eu vou consultar a ficha do doente... Hummm! Aqui está: alimentou-se bem hoje, a pressão arterial e o pulso estão estáveis, responde bem à medicação prescrita e vai ser retirado da monitorização cardíaca amanhã. Continuando bem, o médico responsável assinará a alta em três dias.

- Ahhhh, Graças a Deus! São notícias maravilhosas! Que alegria!

- Pelo seu entusiasmo, deve ser alguém muito próximo, certamente da família!?

- Não, sou o próprio Celso telefonando aqui do 302! É que toda a gente entra e sai desta merda deste quarto e ninguém me diz porra nenhuma. Eu só queria saber como estou....."



Talvez o Sr. Celso não tivesse perguntado à pessoa certa, porque a visão que eu tenho dos profissionais de saúde não é esta. De todo. De qualquer maneira fez-me rir.

Só não entendo porque não foi a enfermeira que deu as informações que, muito provavelmente, foi ela que as recolheu...sabe lá o médico se o Celsinho comeu a sopa toda!




ALICE

2 comentários:

Anónimo disse...

Também recebi esse mail...e tal como tu tive a mesma sensação. Na minha opiniao e naquilo que sempre pude ver durane estaágios e visitas a hospitais, quando a informçao é pedida por telefone é sempre a enfermeira que da as informações....ou qte por vezes a auxiliar...NUNCA o médico...mas enfim....
Este mail pareceu-me a mim uma forma de tentar tapar os olhos a muita gente e deixar o medico bem visto na informação para com o doente...
Enfim...mas ta giro e divertido
Bjinhos
MC

Três Faces disse...

MC...não concordo contigo quando dizes que é para tapar os olhos ou deixar o médico bem visto. Se assim fosse o Celso nem tinha necessidade de ligar.

É apenas uma piada.

Beijo